Todo projeto de arquitetura obedece algumas etapas que já mostramos no blog (se quiser relembrar, só clicar aqui). Mas, ainda não falamos sobre o antes e depois.

O formato “antes e depois” nada mais é do que um conteúdo que mostra o mesmo local ou mesmo ângulo da forma como ele era antes e da forma que ele ficou. A internet pira nas comparações!

E é isso que vamos mostrar hoje no blog: antes e depois dos projetos de arquitetura Isabela Fraia!

PROJETO #01 – Apartamento Vila Nova Conceição

ANTES
DEPOIS

PROJETO #02 – Apartamento Itaim

ANTES
DEPOIS

PROJETO #03 – Apartamento Turquesa

ANTES
DEPOIS

PROJETO #04 – Restaurante HeiHo

ANTES
DEPOIS

Gostou do comparativo? Qual é o seu favorito? Conta pra gente nos comentários!

Se quiser ver mais detalhes sobre cada um desses projetos é só clicar aqui.


Você sabe como que funcionam as plantas e os projetos de arquitetura? Nem sempre é simples ter uma ideia e tirá-la no papel, levando em consideração a estrutura de um local. Nos últimos dois projetos de arquitetura que compartilhamos aqui, o Duplex Aclimação e o Duplex Vila Nova nós fizemos mudanças nas plantas originais. Queremos então explicar como funciona um projeto de arquitetura e todo esse processo, o quanto podemos realmente mexer nessa planta e os cuidados que temos que ter.

A planta nada mais é do que um desenho que representa um ambiente ou espaço completo, mostrando principalmente as divisões de cada espaço e a composição estrutural de um apartamento ou uma casa. Um projeto de arquitetura possui diversas plantas diferentes, com temas diferentes.

Muitas vezes, quando iniciamos um projeto novo em que a proposta é fazer uma mudança estrutural no ambiente, precisamos analisar a planta original, principalmente para entender o que será possível fazer naquele imóvel. Esse momento é o que chamamos de estudo preliminar, quando nos aprofundamos para entender toda a estrutura com qual vamos trabalhar e como se distribuem os espaços.

Para fazer as mudanças estruturais, como fizemos no Duplex Aclimação, por exemplo, é preciso entender bem os espaços, as funções de cada parede ( se são apenas divisórias ou se são estruturais). Se for possível, vamos removê-la e mudá-la de lugar, porque ela não faz parte da estrutura que compõe o todo do ambiente. Num edifício nunca mexemos em paredes estruturais ou pilares, pois isso pode causar graves problemas. Contratar bons profissionais é sempre essencial nessa jornada da reforma, pois somente eles poderão auxiliar nesse percurso sem surpresas.

A mesma coisa aconteceu com o Duplex Vila Nova. Neste apartamento, precisávamos aumentar a sala de estar, por isso eliminamos a parede que compunha um segundo quarto no apartamento. Não mexemos na estrutura que compõe o andar do prédio e o resultado foi o cliente satisfeito com as mudanças.

Tem mais alguma dúvida sobre as mudanças que podemos fazer em um projeto? Vamos conversar e pensar em algo juntos? :)


Durante os dias 04 a 10 de fevereiro, estive na Stockholm Design Week 2019 para absorver novas tendências do mercado de arquitetura e interiores e entender o que vem por aí.

Como tudo que é bom deve ser compartilhado, resumi nesse texto algumas das minhas percepções sobre tudo o que eu vi e vivi por lá.

A feira de Estocolmo tem uma escala super agradável, você consegue ver tudo com calma e sem ficar angustiada. Ao contrário da feira de Milão, que é muito cheio e com várias exposições diferentes ( o que é ótimo, mas quase impossível de se fazer em poucos dias).

Por conta disso, a troca de informações foi extremamente interessante. Os vendedores e promotores da feira se interessavam em vir, explicar, contar mais sobre o produto e também entender o que uma brasileira fazia por ali.

Os eventos e exposições que aconteciam ao redor da cidade também foram muito legais, desde exposições de arte nas lojas e galerias, até as festas e coquetéis nas lojas para expor os produtos e fazer networking.

O modo de vida dos escandinavos e o design é simples, prático, funcional, feito para o dia a dia, sem complicações e é isso que faz todo mundo se apaixonar. Eles são assim com tudo: os materiais são sinceros e muitas vezes (a maioria) locais.

A madeira clarinha é o pinus, típica da região, assim como a pedra clara e a pedra verde, que se chama verde lapônia. Os nórdicos gostam muito de estar em casa, com a família e correm no final do dia para seus lares aconchegantes onde vão ter sempre uma manta fofinha e uma vela cheirosa.

A cultura deles está muito intrínseca no design, na comida, no estilo de vida, tudo é simples e aconchegante ao mesmo tempo. A experiência que vivenciei por lá nesses dias foi bem interessante para entender e conhecer tudo isso.

Outra coisa que senti foi que tudo era de extrema qualidade, móveis feitos para durar, comida orgânica e saborosa, transportes super eficientes, cidades limpas com construções muito bem feitas., Acredito que as condições extremas de temperatura não permitem admitir erros, então tudo é pensado, repensado e calculado.

Objetos de vidro, cerâmica, velas e mantas são essenciais na decoração da região. Os móveis são feitos com madeira clara, pedra e ferro (o que não é novidade para quem já é familiarizado ao design escandinavo).

Já para as cores, o que se sobressai em quase todos os cantos são os tons pastéis somadas muito aos tons terrosos – nota de tendência.

As luminárias que mais me marcaram foram as de papel, estilo japonesa, que por mais que sejam já super consagradas, apareceram muito por lá.

Em breve vamos participar de outras feiras de tendências em algum canto do mundo e, assim, vamos estudando, aprendendo e, cada vez mais, buscando tendências para aplicar nos nossos projetos e no dia a dia.

Quer saber mais alguma coisa sobre a Stockholm Design Week 2019? É só deixar seu comentário aqui embaixo ou me chamar por inbox no Instagram!


Nesta lista tem coisas que nunca ninguém te contou sobre contratar um arquiteto, entender como funciona um projeto de arquitetura e como torná-lo realidade.

#01 Não demora uma eternidade para ficar pronto.

Costumamos dizer que demora o quanto tem que durar. O prazo de obras e execução depende muito da complexidade do projeto, do que faremos, quantas coisas precisamos construir e quantas precisamos reformar, e além disso é claro, do poder de decisão de cada cliente.

Normalmente, um projeto de arquitetura de interiores completo, por exemplo demora cerca de um a dois meses para ser elaborado, claro que uma casa ou um edifício tem prazos diferentes. As obras também tem outros prazos que dependem dos fornecedores.

#02 O que você tem que pagar.

Muitos clientes ficam com dúvidas sobre quais etapas do projeto ele precisa pagar e quais já estão “inclusas” no momento de contratar um arquiteto.

A matemática funciona da seguinte forma: o cliente paga pelas horas de trabalho do arquiteto em torno de um projeto específico, o projeto é o planejamento e  a execução da obra em si, esses valores teremos segurança para orçar e definir com o projeto bem planejado em mãos.

#03 Por que precisa de um 3D?

Muitos dos nossos clientes não conseguem visualizar o resultado final de como ficará o projeto só pela planta e os desenhos técnicos que costumamos fazer no planejamento, por isso existe o 3D. Ele funciona como um spoiler do projeto. Nós entendemos o que o cliente quer, apresentamos um conceito em cima do pedido, e ilustramos (através do 3D) para que fique visualmente apresentado.

#04 Decoração faz parte do projeto?

Depende. Tem clientes que querem o projeto 100% entregue, desde o planejamento, execução e obra até a compra dos mínimos objetos, como almofadas, utensílios domésticos.

Existem outros casos que o cliente que gosta de decorar de forma independente ou até mesmo contratar um outro profissional especializado em decoração e ambientalização.

#05 Tenho que contratar quem for fazer a obra por conta própria?

Não. Muitos escritórios de arquitetura, como o nosso, recomendam profissionais parceiros de obra, marceneiros e engenheiros que ajudam durante o processo e isso é muito bom para o andamento da obra, pois normalmente as equipes já estão sincronizadas entre elas.

#06 O que, de fato, o arquiteto entrega?

Falando sobre o nosso caso, entregamos o planejamento da obra, todas as plantas técnicas, conceito, estudos 3d e realizamos os orçamentos de toda a obra e da decoração.

Quer saber mais sobre esses materiais? Acesse aqui.

#07 Preciso escolher uma paleta de cor?

Não necessariamente, mas é muito interessante fazer uma análise do que você gosta e o que não gosta, isso vai ajudar nosso processo de criação e combinação do moodboard e paleta de cores. Dependendo do objetivo final do projeto, seja um espaço de trabalho ou residencial, nós podemos sugerir e aconselhar, de acordo com o que entendemos que combina com você em todas as nossas etapas de conversa. Inspirações são sempre bem-vindas!

#08 Quem compra os móveis?

Nós acompanhamos nossos clientes nas lojas. Normalmente vemos juntos tecidos, acabamentos e claro a dimensão.

#09 Quais informações eu preciso dar para o arquiteto?

Nós gostamos de conversar, conhecer nossos clientes e entender como podemos criar um ambiente que carregue a personalidade dos nossos clientes. Queremos saber quem você é, o que você faz, quais os hobbies, o quanto gosta daquele ambiente, e coisas da sua rotina que nos ajudem na releitura de personificar o ambiente para você.

#10 Quando eu poderei finalmente fazer um projeto de arquitetura para mim?

Quando você quiser! Nós estamos aqui para isso. Seja uma casa, um escritório, um projeto pequeno, de um cômodo só. O nosso trabalho é 100% adaptável e exclusivo, e gostamos disso, de aprender mais com a história de cada cliente e cada projeto.

Não conseguimos criar de forma escalável a nossa entrega, porque queremos fazer algo que seja exatamente como cada cliente quer.

Sobrou alguma dúvida? Vamos bater um papo e falar sobre o seu projeto?


Mudar não é fácil, seja para uma casa nova, apartamento antigo ou um aluguel. Construir um lar, em um ambiente que já está previamente estruturado, é uma situação bastante complicada, mas que podemos agir juntos para mudar isso.

Pensar que um lugar é o seu “lar” é muito mais sobre o que aquele espaço físico te faz sentir do que sobre o que ele é no papel do contrato ou na planta. Por isso que, ano passado, nós fizemos uma publicação com dicas para decorar apartamentos pequenos e alugados, pois muitas vezes esses são os casos mais difíceis, dar personalidade e sentimento a um lugar sem fazer alterações drásticas. Para rever é só clicar aqui.

Hoje resolvemos te dar algumas dicas de como transformar o imóvel em um local que transmita muito o sentimento de “lar” e, principalmente, que esteja transparecendo no espaço físico quem você é, afinal nossa arquitetura é para ser vivida.

A decoração é uma atuação importante quando você quer transformar a sua casa em um lar. Cores, objetos que você tem carinho, texturas gostosas, tudo isso só vem com a decoração. Você precisa pensar primeiro nas cores que você gosta, nos objetos que tem sentimento e significam algo, no que te trás aconchego e etc.

Depois você pode colocar todos juntos na sua sala e começar a distribuir tudo onde você acha que fica bonito e que transmite coisas boas. Se você gosta de misturar diferentes estilos ou seguir um único, ótimo, o importante é você se sentir bem. O importante é ouvir o que a sua estética decorativa diz sobre o ambiente, afinal DECOR significa ”do coração”.

É claro que não vamos jogar um monte de móveis e objetos dentro do espaço e esperar que fique confortável, bonito e harmonioso. É por isso que o papel do arquiteto é tão importante nessa etapa. É através deste profissional que vai conversar, dialogar com você no intuito de te conhecer um pouco e transformar a sua nova casa ou ambiente de trabalho em um lugar aconchegante e confortável para você.

Os detalhes que vão desde quadros até estante de livros ou escolha das flores é definido por você. São os mínimos detalhes que farão diferença no momento em que você sentar no sofá no fim de tarde e admirar lentamente cada mini espaço dentro daquele lar.

O arquiteto é seu melhor amigo neste momento. Por isso que estamos aqui, consumindo inspirações, tendências, buscando conhecimento e estratégias sensitivas para transformar o seu ambiente em um local seu.

Já visitou o nosso Pinterest? Acesse para ver nossas inspirações!


RETROSPECTIVA 2018

Para começar o ano, resolvemos reunir em uma única publicação a nossa retrospectiva de 2018. Tivemos muita reforma, projetos novos, obra, problemas para resolver, entregas, fotografias, conquistas e mais uma bagagem imensa de aprendizados.

Desejamos que 2019 aconteça tudo em dobro comparado à 2018. E que nossos parceiros continuem próximos, e os clientes ainda mais empolgados em criar e recriar os lares.

Vamos rever juntos alguns projetos da retrospectiva 2018?

Apartamento Turquesa

Aquele azul turquesa que colore a nossa timeline. Neste projeto, reformamos o apartamento antigo com objetivo de ser prático e rápido. Focamos na renovação da decoração, afinal a reforma civil do apartamento já estava pronta.

Brincamos com as cores, decoração e os móveis do apartamento, deixando-o renovado, com um visual mais alegre e bem moderno.

Apartamento 28m²

O desafio era aproveitar bem os 28m² do apartamento, de forma a deixá-lo bem funcional e otimizado. Criamos uma unidade de linguagem em todo o ambiente com as cores claras nas marcenarias. Para compor a sala e o quarto, pensamos em uma divisória especial com a TV giratória, assim a gente permite que o objeto vire para a sala de estar ou para o quarto.

Apartamento Vila Nova

Quando a família aumenta, a gente precisa parar e repensar todo o ambiente. Foi exatamente isso que aconteceu neste projeto. O nosso desafio era inovar e aproveitar muito bem todos os espaços deste apartamento na Vila Nova Conceição.

Ampliamos a sala e reaproveitamos os móveis que o jovem casal já tinha no ambiente. Trouxemos como principal para a decoração a madeira de carvalho, que estão presentes na sala de estar, no quarto do bebê e também no quarto do casal.

Na decoração, muita cor mesclada com diferentes formatos, para deixar o ambiente mais alegre e cheio de vida.

Escritório Pompéia

Neste escritório nós criamos dois ambientes separados para que o advogado pudesse ter a privacidade necessária para reuniões e conversas mais particulares com seus clientes, enquanto seu time continuasse trabalhando por lá.

Mantivemos a privacidade com a mesa de escritório e uma sala de reunião flexível, com uma mesa ao centro para receber clientes. Do outro lado, duas bancadas para os funcionários do escritório e uma mini-recepção para os recém chegados.

Home office da fotógrafa

Nossa parceira e fotógrafa, Noelia Negleer, precisava de um ambiente ideal para trabalhar me casa, quando necessário. Para isso, propusemos um móvel de madeira para organizar todos os livros do casal artista, e criar um espaço de armazenamento melhor, com os armário embutidos na estante. Para combinar com o piso, o projeto foi pensando no tom neutro da folha de carvalho americano, para criar unidade no ambiente e na decoração.

Duplex Aclimação

Neste projeto, repensou se totalmente a planta do apartamento. Foi eliminado o corredor que conectava a sala de estar com os quartos, para aumentar a área útil dos ambientes. Dessa forma, a entrada principal para o quarto do casal e para o quarto de hóspedes ficou através da varanda. Com essa mudança estrutural na planta, conseguiu-se criar um apartamento bem arejado, espaçoso e com unidade espacial. A sala de estar é integrada com a cozinha, que foi trasladada para a varanda e com a própria varanda.

Duplex Vila Nova

Para criar uma sala ampla, ideal para receber convidados, repensamos a divisão de quartos e sala de estar neste projeto. Eliminamos um quarto da planta original, abrindo mais espaço para a sala, que já possuía a cozinha parcialmente integrada.

Ainda nesse novo ambiente espaçoso da sala de estar, o mezanino que compõe o pé direito duplo deste apartamento foi reprojetado para criar um escritório com vista para o apartamento. Uma escada moderna em aço cortem conecta os dois ambientes.

A decoração sugerida é moderna, clean e muito alegre.

Você pode clicar em cada um dos títulos dos projetos para saber ainda mais sobre eles. Depois, conta aqui nos comentários qual é o seu favorito da retrospectiva 2018!

Estamos ansiosos para 2019 começar e a gente compartilhar ainda mais projetos com vocês!  



A PANTONE anunciou ontem, dia 06 de dezembro, a cor do ano para 2019. O Living Coral é um tom cheio de vida, que lembra muito cores do céu ao anoitecer e corais dos recifes do mar. O número de referência da PANTONE para a cor do ano é 16-1546.

Ref. Pantone

Alguns spoilers já aconteciam nas passarelas do Fashion Week. Era muito visível o trabalho dos estilistas em ressaltar cores em tons mais alaranjados, vívidos, como é a cor do ano de 2019.

Mas não é só isso. Para os especialistas da PANTONE, esse coral não é somente versátil e alegre, mas é também “um grande abraço, um alimento emocional”, muito baseado nos momentos atuais que vivemos.

O ano passou tão rápido que lembramos como se fosse ontem do post do ultravioleta, cor do ano de 2018, ou o verde de 2017, que ainda também está bem fresco na memória.

Já estamos ansiosos para ver as produções que o coral vai trazer para a gente. Usar essa cor requer bastante ousadia para brincar, mesclar e principalmente, colorir os ambientes.

E você? O que você achou da escolha da cor do ano da PANTONE?



A paleta de cores é um direcionamento criativo para a etapa de decoração e ambientalização do projeto. Ela é montada de forma intencional para atingir um resultado específico visual para aquele ambiente. Por exemplo, quando queremos que o ambiente passe um visual mais sério, neutro, optamos por uma certa paleta de cores. Quando queremos um ambiente mais alegre, com vida, optamos por outra paleta.

Este processo é uma etapa importante, principalmente na hora de ilustrar como ficará o projeto para os nossos clientes. Mas, mais do que isso, a combinação do projeto + paleta de cores é um sucesso nas redes sociais. Muitas pessoas, que não estão necessariamente fazendo um projeto de arquitetura e decoração, gostam de ver essas combinações e inspirações pela timeline.

Por isso, criamos uma pasta só de paleta de cores dos nossos projetos lá no Pinterest. Para acessar a pasta completa, é só você clicar aqui. Aos poucos, vamos adicionando novos projetos para você acompanhar qual é a nossa linha de raciocínio criativo, e quais combinações mais gostamos de fazer.

Comenta aqui embaixo qual seria a sua paleta de cor ideal, e para qual ambiente, claro! Queremos saber, quem sabe a sua ideia não vira uma inspiração para nós?


O nosso escritório conquistou o marco de 30 projetos fotografados em menos de 04 anos e nós gostaríamos de compartilhá-los com vocês, nossos clientes, fornecedores e admiradores do nosso trabalho.

Foram muitos projetos concluídos: corporativos, apartamentos, decoração de interiores e até projetos internacionais, e nós somos muito gratos por estas conquistas e poder compartilhar com vocês. Por isso, separamos carinhosamente uma galeria de fotos para comemorar esse marco:

Gostou? Comenta aqui embaixo nos comentários qual é o seu favorito!



A produção de fotos dos projetos é uma etapa essencial e super divertida tanto para nós quanto para os nossos clientes!

Depois de todas as etapas do projeto, que já comentamos sobre cada uma delas nesse post aqui, chegou o momento tão esperado: da produção e das fotos dos projetos. Nesta etapa nós seguimos um passo a passo simples e objetivo para que o seu projeto fique ainda mais lindo e tudo funcione bem nesse dia.

São 8 passos que vão desde a organização até a publicação nas nossas rede sociais, como no nosso instagram. Separamos um guia bem simples para você entender cada um desses passos da produção de fotos dos projetos:

E aí, o que achou? Tem alguma etapa do passo a passo que você tem dúvida? Manda a sua pergunta aqui pra gente!

Se você já fez um projeto com a gente e ainda não fotografamos, vamos logo fazer a sua produção de fotos! Se ainda não fizemos um projeto juntos, dá uma olhada no que fizemos por aí nessa aba aqui e entre em contato conosco para batermos um papo!


rua estados unidos, 367 | T + 55 11 3884 3006 | C + 55 11 97375 7525 | contato@isabelafraia.com.br |