Dicas para um quarto aconchegante!

Ainda que as horas de sono não sejam muitas, estar em um ambiente acolhedor, que acalma e ajuda a diminuir o ritmo adquirido pela rotina, é essencial! Nada como sentir-se bem em um lugar que é só seu. E é por isso que nossa parceira Isabela Barbosa juntou nossos projetos de quartos e selecionou algumas dicas para um quarto aconchegante, que pode ajudar a transformar o seu ambiente!

Iluminação

Muitos podem não dar o seu devido valor, mas um dos fatores que mais impacta o ambiente é a iluminação. A disposição e a intensidade das luzes de um quarto podem simplesmente transformá-lo em um ambiente mais aconchegante ou não!

No geral, a iluminação mais genérica e ampla é importante, principalmente quando a luz natural não é um fator muito presente. Mas para um quarto aconchegante, lâmpadas muito claras e brancas não são as mais indicadas! Luzes amarelas trazem conforto maior aos olhos e diminuem a sensação de cansaço.

Além das luzes em si, a distribuição delas pelo ambiente também tem uma função importante quando falamos de aconchego. Pontos de iluminação indireta e não tão intensa permitem criar um clima mais acolhedor e até mesmo relaxante. É por isso que também, na decoração dos quartos, busca-se evitar pontos diretos de luz em direção a cabeceira da cama. Para esta função, as luminárias, os pendentes e até mesmo os dimers (dispositivos que permitem regular a intensidade do brilho da iluminação) são uma ótima saída – além de alguns serem objetos de decoração incríveis!

Cores

Assim como as cores de toda a casa, as do seu quarto precisam ter a ver com você. Mas neste ambiente em específico, também é importante pensar na ação que esta cor pode ter sobre o seu sono, por exemplo. Alguns arquitetos acreditam que cores escuras podem dar uma mãozinha aos que sofrem de insônia. Outros, apostam em cores dadas como relaxantes, afinal de contas, buscamos um quarto aconchegante para termos um lugar de calmaria na casa, não é mesmo?!

Sem dúvida alguma, cores neutras e tons de madeira natural são mais fáceis de serem trabalhadas – e o toque de cor pode sempre ficar em objetos de detalhe ou que tenham menos influência direta sobre o ambiente. Mas isso não quer dizer que o branquinho básico seja regra!

Tapetes

Na decoração da varanda, da sala de estar ou dos quartos, não importa: onde quer que os tapetes estejam, os ambientes são sempre mais confortáveis e aconchegantes na presença deles! Eles têm funções que vão muito além da decoração e nem sempre são muito fáceis de combinar – e para isso você pode sempre contar com o seu arquiteto de confiança.

Em ambientes de piso frio, os tapetes são essenciais para amenizar a temperatura local. Nos quartos, eles também são ótimos para que, ao se levantar da cama, o primeiro contato direto dos pés não seja chão em sua temperatura usual. Mas a verdade é que não precisa de muitos argumentos, tapetes fazem toda a diferença!

Objetos pessoais

Mais do que visualmente bonito e bem decorado, o quarto é um dos ambientes da casa em que se há mais liberdade para imprimir mais da personalidade e intimidade de alguém. Com certeza é um dos lugares mais recorridos quando o assunto é relaxamento e aconchego, e nada mais justo do que dar a este ambiente elementos que levam estas sensações para dentro do peito.

Não existe em deixar a mostra fotos de pessoas queridas, mensagens importantes, objetos que lembram uma viagem ou que simplesmente trazem boas recordações. O visual é importante sim! Mas, em um espaço que é só seu, o aconchego pode ir muito além do cobertor bem quentinho.

Por Isabela Barbosa

Gostou das dicas? O que você faz no seu quarto para deixá-lo mais aconchegante e com a sua cara? Conta pra gente nos comentários!

Quer ver mais projetos? É só clicar aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

rua estados unidos, 367 | T + 55 11 3884 3006 | C + 55 11 97375 7525 | contato@isabelafraia.com.br |