Quer entender como funcionam os projetos?

Hoje a Adriana, nossa arquiteta colaboradora, vai contar os detalhes de como funcionam os projetos e cada etapa dele.

O processo que envolve um projeto é um pouco mais complexo do que a maioria dos clientes imagina num primeiro momento. A organização pode variar de escritório para escritório, esse texto vai mostrar um pouco do método que Isabela Fraia Arquitetura faz. Primeiro apresentamos a planta de layout com os 3ds, porém, com esses estudos aprovados o nosso trabalho apenas começa. A mágica onde dá para ver tudo acontecer um pouco melhor é nos 3Ds. Olha só os estudos desse projeto de exemplo.


Após o feedback positivo da ideia inicial que foi apresentada, começamos a especificar, detalhar e colocar no papel todas as informações do projeto para que ele possa ser realizado em obra.
É uma etapa que requer atenção e cuidado já que qualquer erro pode atrapalhar o andamento da obra, gerar gastos e retrabalho, enfim, todo tipo de prejuízo que não queremos ter durante a construção, e que o projeto arquitetônico visa minimizar.

Neste post vamos usar um projeto real do escritório, de um pequeno apartamento em São Paulo para ilustrar cada uma das plantas que fazemos na etapa de projeto executivo.

Cada planta que realizamos tem uma função e nada melhor do que desenhos, afinal, somos arquitetas, para fazermos tudo acontecer.

PLANTA DE LAYOUT

A primeira planta de desenvolvemos e a que acompanha a obra do início até a decoração. A planta de layout é como ficará o projeto final. Posicionamos paredes e móveis, com medidas reais, para que possamos analisar espaçamentos e a composição dos espaços.

Gostamos de colocar hatchs, que nada mais é do que “pintar” a planta. Ajuda os clientes a entenderem melhor e conseguimos diferenciar bem o que é cada coisa. Não fica lindo?

PLANTA DEMOLIR E CONSTRUIR

A planta de demolir e construir é uma planta muito importante já que identificamos todos os itens relacionados a construção que precisarão ser executados na obra, como construção ou demolição de paredes, remoção ou acréscimo de portas e janelas, alteração nos pontos hidráulicos, etc.

PLANTA DE PONTOS ELÉTRICOS E HIDRÁULICOS

Nessa planta indicamos os pontos elétricos, como tomadas, interruptores e pontos hidráulicos, como torneiras, além dos pontos de gás para forno e fogão que precisarão ser colocados, tendo como base a planta de layout e o detalhamento dos ambientes. São eles que nos indicam a posição e a altura dos pontos, já que a intenção é sempre instalá-los em posições estratégicas e que possam alimentar os equipamentos e eletrodomésticos de forma organizada e prática.

PLANTA DE FORRO E PONTOS DE ILUMINAÇÃO

Aqui especificamos como será o forro ou o teto em cada ambiente: forro de gesso, com ou sem tabica, forro de madeira, forro com sanca, forro com moldura, sem forro e etc. Além disso, indicamos os pés-direitos, os pontos e tipos de luminárias. Podem ser de sobrepor, de embutir, pendentes, abajur… dá para criar diversas opções e ter diferentes visuais no ambiente!

É nessa planta também que enumeramos os circuitos, ou seja, quais luminárias acenderão juntas e quantos interruptores serão necessários.

PLANTA DE PISO

A indicação de qual piso será usado em cada cômodo e como se dará a paginação é representada nessa planta. Especificamos a metragem dos ambientes para obter a quantidade que precisará ser cotado, se haverá rodapé e qual modelo, se construiremos bases de alvenaria (muito presentes em cozinhas e banheiros para apoio dos armários e bancadas), se terá soleiras ou baguetes entre os ambientes e posição e caimento dos ralos.

Enfim, depois disso ainda temos detalhamento de marcenaria, áreas molhadas e demais ambientes necessários, escolha de revestimentos (piso, teto e paredes), além do acompanhamento da obra e a decoração.

É um processo longo, mas que adoramos e estamos aqui para facilitar todo o trabalho e deixar nossos clientes felizes com o resultado final!

Gostaram? Tem alguma dúvida? Manda pra gente nos comentários, ou através das nossas redes sociais: Facebook ou no Instagram 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

rua estados unidos, 367 | T + 55 11 3884 3006 | C + 55 11 97375 7525 | contato@isabelafraia.com.br |