Stockholm Design Week 2019

Durante os dias 04 a 10 de fevereiro, estive na Stockholm Design Week 2019 para absorver novas tendências do mercado de arquitetura e interiores e entender o que vem por aí.

Como tudo que é bom deve ser compartilhado, resumi nesse texto algumas das minhas percepções sobre tudo o que eu vi e vivi por lá.

A feira de Estocolmo tem uma escala super agradável, você consegue ver tudo com calma e sem ficar angustiada. Ao contrário da feira de Milão, que é muito cheio e com várias exposições diferentes ( o que é ótimo, mas quase impossível de se fazer em poucos dias).

Por conta disso, a troca de informações foi extremamente interessante. Os vendedores e promotores da feira se interessavam em vir, explicar, contar mais sobre o produto e também entender o que uma brasileira fazia por ali.

Os eventos e exposições que aconteciam ao redor da cidade também foram muito legais, desde exposições de arte nas lojas e galerias, até as festas e coquetéis nas lojas para expor os produtos e fazer networking.

O modo de vida dos escandinavos e o design é simples, prático, funcional, feito para o dia a dia, sem complicações e é isso que faz todo mundo se apaixonar. Eles são assim com tudo: os materiais são sinceros e muitas vezes (a maioria) locais.

A madeira clarinha é o pinus, típica da região, assim como a pedra clara e a pedra verde, que se chama verde lapônia. Os nórdicos gostam muito de estar em casa, com a família e correm no final do dia para seus lares aconchegantes onde vão ter sempre uma manta fofinha e uma vela cheirosa.

A cultura deles está muito intrínseca no design, na comida, no estilo de vida, tudo é simples e aconchegante ao mesmo tempo. A experiência que vivenciei por lá nesses dias foi bem interessante para entender e conhecer tudo isso.

Outra coisa que senti foi que tudo era de extrema qualidade, móveis feitos para durar, comida orgânica e saborosa, transportes super eficientes, cidades limpas com construções muito bem feitas., Acredito que as condições extremas de temperatura não permitem admitir erros, então tudo é pensado, repensado e calculado.

Objetos de vidro, cerâmica, velas e mantas são essenciais na decoração da região. Os móveis são feitos com madeira clara, pedra e ferro (o que não é novidade para quem já é familiarizado ao design escandinavo).

Já para as cores, o que se sobressai em quase todos os cantos são os tons pastéis somadas muito aos tons terrosos – nota de tendência.

As luminárias que mais me marcaram foram as de papel, estilo japonesa, que por mais que sejam já super consagradas, apareceram muito por lá.

Em breve vamos participar de outras feiras de tendências em algum canto do mundo e, assim, vamos estudando, aprendendo e, cada vez mais, buscando tendências para aplicar nos nossos projetos e no dia a dia.

Quer saber mais alguma coisa sobre a Stockholm Design Week 2019? É só deixar seu comentário aqui embaixo ou me chamar por inbox no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

rua estados unidos, 367 | T + 55 11 3884 3006 | C + 55 11 97375 7525 | contato@isabelafraia.com.br |